quinta-feira, 28 de março de 2013

O Silêncio do Sábado


Muita gente não tem grande simpatia pela sexta feira santa. Apesar do feriado. Os que não gostam, é evidente, não gostam por motivos religiosos e afins. O mais impressionante nisso tudo é que a sexta feira da paixão, independente de processos ritualísticos de religião, está no inconsciente das pessoas como um símbolo de dor e sofrimento. De perda e de morte. 

Dor, sofrimento, perda e morte... Ninguém pode se livrar das emoções causadas por sentimentos assim.
A perda de alguém querido. De um sonho cultivado. A dor do abandono ou da indiferença. 
Uma simples reflexão sobre sentimentos dessa natureza, às vezes é o que basta para trazer inquietação.

Todos nós passamos por momentos de angústia e desalento. E mesmo quando não há morte física, é possível sentir como se algo tivesse morrido dentro de nós. Tivesse sido levado. Se perdido para sempre. E assim, atravessamos a aflição e a agonia. Como na tarde de sexta feira, dois mil anos atrás, onde uma mãe, com o coração esmigalhado, lamentava a perda brutal do seu filho. Consolada apenas pela promessa de tê-lo vivo, respirando outra vez.

Então chega o sábado, o fatídico sábado, onde nada acontece. Onde o silêncio e a inércia parecem não ter fim. Como se a perda dos nossos sonhos tivesse sido sacramentada. E a promessa no coração, esquecida.

Mas existe uma morte. Uma morte necessária que precede a vida. Que se mantem distante, na gestação daquilo que irá ressurgir. Que irá ser renovado e transformado. E quando tudo já estava dado por terminado, Ele vem. Mostra que tem o poder de fazer tudo novo. Que na morte e no silêncio Ele trabalhava a ressurreição da sua vida.

Jamais desista daquilo em que acredita. Dos sonhos. Da felicidade realizada. Por mais que a vida pareça um eterno sábado, onde nada se move, onde as coisas não saem do lugar... acredite! Busque, sonhe. Mantenha-se em esperança. Cada dia é uma nova oportunidade. Um novo horizonte em um novo caminho. Guiado por uma mente que tem o poder de renovar-se a cada nascer de sol.

A vida segue o seu curso. A morte estará aguardando o momento de agir. Mas a ressurreição... 
Essa é coisa certa.


Nenhum comentário: